As estudantes do Curso Técnico em Eletrônica da Fundação Liberato, Manuela Schneider Gottschalck e Mariana Stefani Irigaray, ambas com 19 anos de idade, estarão na 30th International Conference of Young Scientists (ICYS), de 21 a 26 de abril, na cidade de Izmir, na Turquia.
Com orientação do Professor Marco Cesar Sauer, elas desenvolveram o projeto “Sistema de detecção de pisada com alerta sonoro”.
Sobre o projeto
Pessoas que pisam incorretamente ou que sofreram acidentes nos membros inferiores necessitam do processo de reabilitação. A pisada incorreta pode causar dores, torções e deformações na coluna vertebral.
Nesse sentido, o trabalho visa desenvolver um sistema que identifica a pisada e envia um feedback sonoro ao usuário indicando se ela ocorre de forma correta ou incorreta. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura e consultas com fisioterapeuta para entender sobre a pisada humana.
Foi desenvolvida uma palmilha em modelo 3D e impressa em poliuretano termoplástico. Na palmilha foram inseridas chaves tact que detectam os pontos da planta do pé. O microcontrolador lê esses sensores, identifica as zonas de apoio e emite o feedback sonoro.
Foto: Manuela e Mariana embarcam para a Turquia no dia 19 de abril.
Foto de Luis Eduardo Selbach.